(Do you) like Blakk Market?

Listen to us! Theater of Lies by Blakk Market

Thursday, February 09, 2006

Revista Exame (de fezes)

Sim, aqui estou eu criticando uma revista de renome. Inclusive, estou ficando sem opção de leitura nessa área - o jornalismo imparcial morreu há tempos (mas isso é outra discussão).

Lendo, no trampo, o exemplar de Dezembro de 2005 da supracitada revista, me deparo com a coluna de Jack Welch - famoso guru dos administradores - comentando sobre a necessidade, as vantagens, desvantagens e riscos de se investir na China ou na Rússia.
Muito bem, ele traça um paralelo da atual situação empresarial dos dois países - sempre colocando os chineses com uma edge sobre os russos. The house Jack built começa a cair quando a imagem russa começa a ser jogada pelo ralo, pelo simples fato de ter sido um país comunista. Opa, opa, a China, como todos sabemos, "sempre foi capitalista". (!!)

Outro ponto levantado é que a economia chinesa é muito superior à russa, visto que o parque técnológico chinês é voltado pro mercado de eletrônicos e suas indústrias são um espelho do futuro. Na rússia, a metalurgia reina suprema, com indústrias acabadas e refletindo o passado - "tudo herança do comunismo", segundo o autor. É curioso como ele parece ignorar que, em 1997, a China recuperou domínio sobre Hong Kong, um pólo capitalista já estabelecido - e contava com um dos tigres asiáticos (Taiwan) operando no seu quintal. Parece lógico, óbvio e ululante que o parque industrial chinês seja mais desenvolvido - e isso pouco tem a ver com o comunismo.

A bola fora de Jack, no entanto, vem de muito antes dele ser famoso. Apesar de gostar de matemática, números e administração, Jack cabulava aulas de geografia. Sim. Isso refletiu diretamente na sua coluna na revista Exame, onde afirma, com todas as letras, tamanho absurdo:

"(...) A China tem algumas vantagens adicionais para investidor externo. Para começar, o território chinês é quase dez vezes maior que o russo."

Yeah, Jack. Right on. You should stick to management.

P.S.: Sr. Editor da revista Exame, talvez seu emprego esteja com os dias contados!


.: Ouvindo: Fission - The Chaos Algorithm :.

1 comment:

Anonymous said...

Talvez se você trocar "território" por "população" ajude um pouco o nosso amigo Jack a se safar dessa. Mas não o editor...