(Do you) like Blakk Market?

Listen to us! Theater of Lies by Blakk Market

Thursday, September 09, 2010

Detran, a boa vontade e a burocracia

Hoje cedo fui ao Detran. Acordei (um pouco) antes do horário pra evitar muito atraso no trabalho, fiz o negócio direito. Cheguei lá, fila básica: meia hora até ser atendido. Já tinha pago todas as parcelas do licenciamento desse ano, e precisava da documentação nova pra rodar dentro da legalidade. Fiz a minha parte como cidadão e fui até o órgão, com as devidas taxas pagas, apenas pra retirar um papel que diz que eu tô ok com a lei.

Depois de meia hora, me deparo com uma atendente sorridente, milagre que só feriados extendidos fazem por você (até porquê, deus nunca vem aqui mesmo). Procedi com minhas indagações/exclamações com a moça, ela pede meus documentos e acessa meu prontuário pelo computador, muito moderno. Trinta e oito minutos depois de adentrar a budega, sou informado de que tenho uma multa em aberto. "Eu sei", respondi; "está tramitando em processo de defesa".

Ela sorri pra mim, e informa: "Pois é, mas com uma multa em aberto eu não posso renovar a documentação". Argumentei que já tinha pago tudo e, novamente, que a multa estava tramitando, aguardando uma definição do próprio Ciretran/Jari. "Tem que regularizar a situação antes". "Você tá me dizendo que eu preciso PAGAR a multa que eu NÃO QUERO pagar?" A moça arma um sorriso sádico no rosto e dispara: "Exatamente. Depois você PODE SER ressarcido".

Pensei em argumentar, mas vi que era tempo perdido. O sistema tinha vencido. O pior de tudo é ter a convicção de que o sistema não deve ser tão inteligente assim pra me ressarcir. Vai simplesmente me jogar pro fundo da pilha de processos, engolir meu dinheiro e me mandar à merda. Me sinto um idiota por ter que pagar pra andar na lei, sendo que o caos que a sustenta não me dá direito à porra nenhuma. Nem o jeitinho brasileiro dobrou a burocracia digital.

.: Ouvindo: Devin Tonwsend - Hide Nowhere :.

1 comment:

Anonymous said...

frases soltas: "Fiz a minha parte como cidadão e fui até o órgão".

bom, esta é uma realidade doída, mas tu tens de pagar a multa em juízo enquanto rola o processo. é uma regra que pega os cidadãos inocentes, mas que, espero, pega uma penca de safados. sim, eu sou meio poliana.