Revista Exame (de fezes)
Sim, aqui estou eu criticando uma revista de renome. Inclusive, estou ficando sem opção de leitura nessa área - o jornalismo imparcial morreu há tempos (mas isso é outra discussão).
Lendo, no trampo, o exemplar de Dezembro de 2005 da supracitada revista, me deparo com a coluna de Jack Welch - famoso guru dos administradores - comentando sobre a necessidade, as vantagens, desvantagens e riscos de se investir na China ou na Rússia.
Muito bem, ele traça um paralelo da atual situação empresarial dos dois países - sempre colocando os chineses com uma edge sobre os russos. The house Jack built começa a cair quando a imagem russa começa a ser jogada pelo ralo, pelo simples fato de ter sido um país comunista. Opa, opa, a China, como todos sabemos, "sempre foi capitalista". (!!)
Outro ponto levantado é que a economia chinesa é muito superior à russa, visto que o parque técnológico chinês é voltado pro mercado de eletrônicos e suas indústrias são um espelho do futuro. Na rússia, a metalurgia reina suprema, com indústrias acabadas e refletindo o passado - "tudo herança do comunismo", segundo o autor. É curioso como ele parece ignorar que, em 1997, a China recuperou domínio sobre Hong Kong, um pólo capitalista já estabelecido - e contava com um dos tigres asiáticos (Taiwan) operando no seu quintal. Parece lógico, óbvio e ululante que o parque industrial chinês seja mais desenvolvido - e isso pouco tem a ver com o comunismo.
A bola fora de Jack, no entanto, vem de muito antes dele ser famoso. Apesar de gostar de matemática, números e administração, Jack cabulava aulas de geografia. Sim. Isso refletiu diretamente na sua coluna na revista Exame, onde afirma, com todas as letras, tamanho absurdo:
"(...) A China tem algumas vantagens adicionais para investidor externo. Para começar, o território chinês é quase dez vezes maior que o russo."
Yeah, Jack. Right on. You should stick to management.
P.S.: Sr. Editor da revista Exame, talvez seu emprego esteja com os dias contados!
.: Ouvindo: Fission - The Chaos Algorithm :.
1 comment:
Talvez se você trocar "território" por "população" ajude um pouco o nosso amigo Jack a se safar dessa. Mas não o editor...
Post a Comment